O Presidente da República deve falar ao país na próxima semana, depois de o primeiro-ministro anunciar as novas medidas de controlo da pandemia de covid-19.
Marcelo Rebelo de Sousa diz que só haverá um novo estado de emergência com garantias de consenso parlamentar alargado.
António Costa defende que as medidas devem ser tomadas de forma progressiva e consoante a necessidade.
Recolher obrigatório entre as medidas propostas pelo Governo
O Governo quer decretar o recolher obrigatório, restrições específicas para cada concelho, dependendo do grau de risco, e o teletrabalho obrigatório, como medidas para evitar a propagação do novo coronavírus.
Ao que a SIC apurou, estas são as três medidas que o Executivo está a apresentar aos partidos com assento parlamentar, nas reuniões que decorrem esta sexta-feira.
A dúvida agora é se é necessário voltar a decretar o estado de emergência, não para impor o confinamento geral de março e abril, mas para dar ao Governo o enquadramento legal que lhe permita pôr em prática medidas mais restritivas.
Esta será a uma das decisões que será fechada no Conselho de Ministros extraordinário de sábado. Nas reuniões que estão a decorrer esta sexta-feira, o Executivo tem procurado deixar a ideia de que a intenção é conseguir recuperar do impacto da pandemia em novembro, para que seja possível "poupar o Natal".