Coronavírus

Governo ultima detalhes para vacinação contra a covid-19

HUGO DELGADO

Plano de armazenamento e distribuição também vai ser hoje discutido a nível europeu.

Saiba mais...

O Governo está a ultimar os detalhes da vacinação contra a covid-19. Para esta quarta-feira está marcada uma reunião entre vários elementos do Governo e a equipa que está a coordenar o plano de vacinas.

O encontro vai juntar o primeiro-ministro António Costa a várias ministros e secretários de Estado dos gabinetes da Defesa, da Administração Interna e da Saúde.

Para hoje está ainda marcado um encontro dos ministros europeus da Saúde onde vai ser debatida a situação atual da pandemia. Bruxelas quer acertar os detalhes daquela que vai ser uma operação gigantesca de produção e distribuição da vacina.

Reino Unido aprova vacina da Pfizer/BioNTech e deverá distribuí-la na próxima semana

O Governo britânico anunciou, esta quarta-feira, a aprovação da vacina contra a covid-19 produzida pela Pfizer e pela BioNTech. O Reino Unido é o primeiro país a aprovar a vacina e pretende começar a distribuí-la pela população.

O regulador considerou a vacina segura e pretende começar a imunização dos grupos de risco já no início da próxima semana.

"O Governo aceitou hoje [quarta-feira] as recomendações da Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA) para aprovar o uso da vacina contra a covid-19 da Pfizer-BioNTech", anunciaram acrescentando que "a vacina irá ficar disponível pelo Reino Unido na próxima semana".

Como atua a vacina contra a covid-19?

A vacina contra a covid-19, tal como as outras vacinas, tem como principal caraterística a capacidade de combater o vírus, replicando o que faz o sistema imunitário quando é infetado.

Mas afinal, o que acontece partir do momento em que a vacina é injetada?