Coronavírus

"É o melhor presente de aniversário antecipado"

Margaret Keenan, que fará 91 anos na próxima semana, foi a primeira pessoa no Reino Unido a receber a vacina contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech.

Saiba mais...

Uma mulher de 90 anos da Irlanda do Norte foi a primeira pessoa no mundo a receber a vacina da Pfizer/BioNTech para a covid-19 fora de um ensaio clínico.

Está assim iniciada a campanha de vacinação no Reino Unido, como explica o correspondente da SIC, Emanuel Nunes.

Margaret Keenan, citada pela BBC, disse sentir-se "muito privilegiada" por ser a primeira a receber o medicamento no Hospital Universitário em Coventry, onde está hospitalizada. Vai fazer 91 anos na próxima semana e esta é "a melhor prenda de aniversário antecipada", afirmou.

Eram 6h31 na cidade do centro de Inglaterra, a mesma hora em Lisboa, quando a enfermeira May Parsons inoculou a primeira das 800 mil doses da vacina da Pfizer/BioNTech que vão ser administradas nas próximas semanas, prevendo-se que cheguem às 4 milhões de inoculações no fim do mês.

"Sinto-me tão privilegiada por ser a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19, é o melhor presente de aniversário antecipado que eu poderia desejar, porque significa que finalmente poderei passar um tempo com a minha família e amigos no ano novo, depois de ter estado sozinha a maior parte do ano".

"Não tenho como agradecer a May [enfermeira] e à equipa do NHS [SNS britânico] que cuidaram de mim e o meu conselho a qualquer pessoa a quem é proposta a vacina é que a tome - se eu posso tomá-la aos 90, outros também podem recebê-la".