A nova estirpe de coronavírus detetada no sul de Inglaterra levou à realização de uma reunião de emergência por videoconferência com representantes dos países da União Europeia. O encontro, que não contará com os líderes dos Estados-membros, irá servir para "partilhar informação sobre os últimos desenvolvimentos no que toca à variante do vírus e as medidas relacionadas".
Susana Frexes, correspondente da SIC Notícias em Bruxelas, explica que a reunião foi convocada pelos gabinete do Presidente do Conselho Europeu para que haja uma troca de informações.
“Não foi ainda uma reunião ao nível dos Chefes de Estado do Governo, foi sim representantes dos respetivos gabinetes com o gabinete do Presidente do Conselho Europeu”, explica a jornalista. Até ao momento, não foi marcada uma reunião com os líderes dos 27 países.
Alguns países já tomaram decisões sobre a suspensão dos voos oriundos do Reino Unido para evitar a propagação da nova estirpe, no entanto a União Europeia não anunciou uma posição conjunta.
“É sempre uma decisão dos Estados-membros. Cada um dos Estados-membros pode tomar essa decisão em relação ao Reino Unido, mas é sempre de esperar essa coordenação e essa coordenação é sempre vista como saudável. Ainda que, como sabemos, nos últimos meses a pandemia demonstrou que nem sempre é fácil coordenar em matéria de segurança e em matéria de circulação”, esclarece Susana Frexes.
Em Portugal não foi identificada, até ao momento, a nova estirpe do SARS-CoV-2 que apareceu no Reino Unido e que as autoridades britânicas referem ser "mais facilmente transmissível", disse hoje fonte oficial do Instituto Ricardo Jorge.
"O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) tem vindo a desenvolver, desde o passado mês de abril, um estudo de âmbito nacional sobre a variabiliade genética do SARS-CoV-2 em Portugal, através da análise do genoma deste novo coronavírus. De acordo com os resultados obtidos até ao momento, ainda não foi identificada em Portugal a nova variante genética detetada a circular numa região do Reino Unido", avançou à agência Lusa fonte do gabinete de imprensa do INSA.
Em declarações à Lusa, fonte do gabinete de imprensa do INSA recordou que o "estudo tem como objetivo principal determinar os perfis mutacionais do SARS-CoV-2 para identificação e monitorização de cadeias de transmissão do novo coronavírus, bem como identificação de novas introduções do vírus em Portugal".
As autoridades britânicas alertaram a Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a descoberta da nova variante do SARS-CoV-2, que é mais facilmente transmissível, embora não haja provas de que seja mais letal ou que possa ter impacto na eficácia das vacinas desenvolvidas.
O Reino Unido está na lista dos 10 países mais afetados pela pandemia, ao somar mais de dois milhões de casos de infeção e 67.075 mortes.
Portugal não suspende voos com Reino Unido mas "segue com atenção evolução epidemiológica"
Fonte do gabinete do Ministério dos Negócios Estrangeiros português anunciou hoje que Portugal segue "com atenção" a evolução da situação epidemiológica no Reino Unido e está a privilegiar a "cooperação estreita" entre as autoridades de saúde dos dois países.
Os Países Baixos, a Bélgica e a Itália já suspenderam ligações aéreas com o Reino Unido, enquanto a Alemanha está a
Em Bruxelas, o primeiro-ministro belga, Alexander de Croo, indicou à cadeia de televisão VRT que a suspensão começa hoje às 24:00 locais (23:00 em Lisboa) e será pelo menos de 24 horas, podendo, porém, ser prolongada.
Por outro lado, um comunicado do Ministério da Saúde holandês recomenda que qualquer introdução desta variante do vírus proveniente do Reino Unido seja limitada tanto quanto possível, "limitando e/ou controlando o movimento de passageiros do Reino Unido".
Em Berlim, fonte do Ministério da Saúde alemão indicou que o Governo está a encarar "seriamente" a suspensão dos voos provenientes do Reino Unido e ainda da África do Sul, o país africano com maior número de infeções.
As restrições do tráfego aéreo proveniente do Reino Unido e da África do Sul "são uma séria opção" que está a ser analisada por Berlim, acrescentou a fonte.