A ministra da Saúde, Marta Temido, fez esta quarta-feira um ponto de situação, no Palácio da Ajuda, em Lisboa, sobre o plano nacional de vacinação contra a covid-19 em Portugal.
Marta Temido anunciou que a Pfizer fez uma antecipação e vai entregar, no dia 28 de dezembro, mais 70.200 doses da vacina.
No total, Portugal recebe até ao fim do ano um total de 79.950 doses: estas 70.200 doses mais as 9.750 cuja chegada já estava previstas para dia 26.
“É um facto muito significativo e muito encorajador, que nos permite alargar o universo de profissionais a vacinar, concretamente os hospitais abrangidos, esperando nós atingir todos os hospitais do SNS com esta primeira entrega de vacinas”, afirmou Marta Temido.
A vacinação arranca no domingo nos 27 Estados-membros da União Europeia. Em Portugal, começa pelos profissionais de primeira linha.
A antecipação permite também expandir a vacinação pelos profissionais identificados como prestadores diretos de cuidados a pessoas suspeitas de estarem infetadas ou doentes com covid-19.
"Para os primeiros hospitais que já identificaram os profissionais prioritários para vacinação temos a expectativa de conseguir vacinar cerca de 60% dos que foram identificados", disse a ministra.
Marta Temido disse ainda que agora vai ser possível "alargar o universo de profissionais a vacinar e alargar os hospitais envolvidos", esperado atingir todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde "com esta primeira entrega de vacinas".
Na última segunda-feira, a Comissão Europeia autorizou a colocação no mercado da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Pfizer e BioNTech, horas após a Agência Europeia do Medicamento (EMA) ter dado o seu parecer científico favorável.