A vacinação arranca esta segunda-feira no concelho de Mação, e serão vacinados os utentes e funcionários de duas instituições: a Casa de Idosos de São José das Matas (51 pessoas) e a Santa Casa da Misericórdia de Cardigos (61 pessoas).
A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, acompanhada da Secretária de Estado da Ação Social, Rita Mendes, estará presente no arranque da vacinação para a covid-19.
Santa Casa de Cardigos pronta para começar a vacinar, garante o provedor
O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Cardigos garante que está tudo preparado para amanhã receber as vacinas contra a covid-19.
Vitor Fernandes diz estar aliviado, uma vez que a média de idades dos utentes do lar é de 92 anos.
Crescendo de infeções em lares preocupa Misericórdias
O presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), Manuel Lemos, assinalou este domingo um crescendo de casos de covid-19 em funcionários dos lares de idosos, pedindo cuidados redobrados.
"Os surtos são muito significativos, um bocadinho o que era esperado, mas com o crescendo a situar-se mais nos funcionários do que nos utentes", disse Manuel Lemos, quando questionado sobre o quadro pandémico nos lares após o alívio das restrições de contactos sociais na quadra natalícia.
Prometendo números globais para sexta-feira, o dirigente adiantou os casos específicos de duas instituições, uma delas gerida diretamente pela UMP, onde a relação de infetados é de um utente para cinco funcionários, num dos casos, e de um para oito, no outro.
"Estamos perto da meta", a imunização pela vacina, "pelo que não podemos deixar 'cair' todas as precauções e devemos até reforçá-las", apelou o dirigente da estrutura que agrupa lares para 37 mil utentes e onde já se registaram cerca de 600 óbitos.
"Pedimos que se controlem. Se tiverem dúvidas não vão às instituições. Na dúvida, peçam testes", acrescentou.
- Próximos dias serão decisivos para perceber se Portugal está na terceira vaga de covid-19
- Vacinas para a covid-19 só produzirão efeitos no outono
- Há pelo menos 16 casos em Portugal continental de infetados com a nova variante do coronavírus
- Surto no lar de Farminhão, Viseu, com mais de 50 infetados com covid-19