Coronavírus

Tóquio vai declarar estado de emergência devido ao aumento de casos de covid-19

Kim Kyung Hoon / Reuters

A partir de sábado e durante um mês.

Saiba mais...

O Japão decidiu declarar o estado de emergência em toda a área metropolitana de Tóqui a partir de sábado até 7 de fevereiro devido ao aumento de casos de covid-19, segundo o canal AsahiTV.

A capital do Japão registou um número máximo de infeções, com pelo menos 1.591 casos esta quarta-feira.

O primeiro-ministro Yoshihide Suga deverá declarar o estado de emergência de nível 4 - o mais elevado - esta quinta-feira.

O ministério da Saúde teve uma reunião com especialistas em doenças infecciosas na quarta-feira, a segunda em dois dias, que pediram medidas mais rígidas e mais longas para combater a pandemia.

"Mesmo que tomemos fortes medidas imediatamente, será difícil que a área metropolitana de Tóquio baixe para o nível 3 até o final de janeiro", disse Takaji Wakita, chefe do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, citado pela Reuters.

As novas infeções em todo o país chegaram a 5.307, um novo máximo diário de acordo com uma contagem da emissora nacional NHK. Tóquio registou 1.591 casos, também o mais elevado de sempre.

Mais de 1,85 milhões de mortos no mundo

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.854.305 mortos resultantes de mais de 85 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Os Estados Unidos continuam a ser o país mais atingido pela pandemia, seguindo-se a Índia e o Brasil, com 7.716.405 e 195.725 óbitos.

Links úteis

Mapa com os casos a nível global

  • 2:19