Coronavírus

Ministro das Finanças testa positivo à covid-19

Pedro Nunes / Reuters

João Leão está em confinamento domiciliário.

Saiba mais...

O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo ao novo coronavírus, anunciou este sábado em comunicado o gabinete do ministro.

O Ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à Covid-19. Está em confinamento domiciliário, não tendo até ao momento apresentado quaisquer sintomas e encontrando-se a trabalhar., lê-se no comunicado enviado à comunicação social.

Na sexta-feira, João Leão participou nas reuniões de trabalho com a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, e o colégio de comissários que se deslocou a Lisboa, no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia.

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, também testou positivo à covid-19 esta semana. Ana Mendes Godinho está em isolamento desde a passada segunda-feira, pelo que participou no Conselho de Ministros de sexta-feira por videoconferência.

Os ministros do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, e do Mar, Ricardo Serrão Santos, também entraram em isolamento profilático na segunda-feira, por determinação das autoridades de saúde, tendo entretanto recebido testes negativos.

João Leão e Ana Mendes Godinho não são os primeiros membros do Governo com covid-19: em outubro, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, testou positivo.

Em novembro, foi a vez do ministro Nelson de Souza, titular da pasta do Planeamento, que recebeu um teste positivo depois de o secretário de Estado do Planeamento, Ricardo Pinheiro, ter sido diagnosticado com covid-19.

Portugal regista novo máximo de mortes e novos casos em 24 horas

Portugal atingiu este sábado novos máximos diários ao registar 166 mortes relacionadas com a covid-19 e 10.947 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim da Direção-Geral da Saúde.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 8.709 mortes e 539.416 casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, estando este sábado ativos mais 2.304 casos, num total de 128.165.

Quanto aos internamentos hospitalares, o boletim epidemiológico da DGS revela que estão internados 4.653 doentes, mais 93 em relação a sexta-feira, das quais 638 em cuidados intensivos, mais 16.

As autoridades de saúde têm sob vigilância 155.401 contactos, mais 12.661 relativamente a ontem.

O boletim revela ainda que foram dados como recuperados mais 8.477 doentes. Desde o início da pandemia em Portugal, em março, já recuperaram 402.542 pessoas.

  • Liga Europa

    "Águias" perderam com o Arsenal por 3-2 na 2.ª mão dos 16 avos-de-final.

    SIC Notícias

  • O exemplo inglês 

    Opinião

    Na década de oitenta, as tragédias de Heysel Park primeiro e de Hillsborough depois, atiraram a credibilidade do futebol inglês para a sarjeta.

    Duarte Gomes