O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo ao novo coronavírus, anunciou este sábado em comunicado o gabinete do ministro.
O Ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à Covid-19. Está em confinamento domiciliário, não tendo até ao momento apresentado quaisquer sintomas e encontrando-se a trabalhar., lê-se no comunicado enviado à comunicação social.
Na sexta-feira, João Leão participou nas reuniões de trabalho com a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, e o colégio de comissários que se deslocou a Lisboa, no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia.
A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, também testou positivo à covid-19 esta semana. Ana Mendes Godinho está em isolamento desde a passada segunda-feira, pelo que participou no Conselho de Ministros de sexta-feira por videoconferência.
Os ministros do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, e do Mar, Ricardo Serrão Santos, também entraram em isolamento profilático na segunda-feira, por determinação das autoridades de saúde, tendo entretanto recebido testes negativos.
João Leão e Ana Mendes Godinho não são os primeiros membros do Governo com covid-19: em outubro, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, testou positivo.
Em novembro, foi a vez do ministro Nelson de Souza, titular da pasta do Planeamento, que recebeu um teste positivo depois de o secretário de Estado do Planeamento, Ricardo Pinheiro, ter sido diagnosticado com covid-19.
Portugal regista novo máximo de mortes e novos casos em 24 horas
Portugal atingiu este sábado novos máximos diários ao registar 166 mortes relacionadas com a covid-19 e 10.947 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim da Direção-Geral da Saúde.
Desde o início da pandemia, Portugal já registou 8.709 mortes e 539.416 casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, estando este sábado ativos mais 2.304 casos, num total de 128.165.
Quanto aos internamentos hospitalares, o boletim epidemiológico da DGS revela que estão internados 4.653 doentes, mais 93 em relação a sexta-feira, das quais 638 em cuidados intensivos, mais 16.
As autoridades de saúde têm sob vigilância 155.401 contactos, mais 12.661 relativamente a ontem.
O boletim revela ainda que foram dados como recuperados mais 8.477 doentes. Desde o início da pandemia em Portugal, em março, já recuperaram 402.542 pessoas.