Um surto no lar da Santa Casa da Misericórdia de Alter do Chão provocou já 10 vítimas mortais entre os utentes. Este é apenas um dos casos que estão a assolar vários lares no distrito de Portalegre.
Os casos foram detetados após o ano novo. Num ápice, uma espécie de avalanche chegou a quase todos residentes e trabalhadores deste lar da Santa Casa da Misericórdia de Alter do Chão: 49 utentes e 24 funcionários.
Com praticamente toda a comunidade positiva ficou pouca margem de manobra e surgiu um desafio enorme para encontrar cuidadores.
A gestão deste surto continua a ser muito sensível e está longe de estar resolvida, o que tem reflexos na comunidade.
O surto de Alter do Chão com 10 vítimas mortais em apenas três dias é uma das faces visíveis de um problema transversal a todo o distrito de Portalegre, onde existem mais de mil casos ativos e um registo superior a uma centena de mortes desde o início da pandemia.
É nos lares de idosos que a situação é neste momento mais complicada. Entre os casos mais recentes e em evolução negativa há registo de surtos em lares de Monforte, Arronches, Campo Maior, Crato e Castelo de Vide, entre outros concelhos do Alto Alentejo.