Coronavírus

Covid-19. Hospital de Vila Nova de Gaia/Espinho vai adaptar enfermaria

Hospital tem 180 doentes internados com covid-19.  

Loading...

O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e Espinho tem 180 doentes internados com covid-19, dos quais 28 nos cuidados intensivos.

Em entrevista à SIC Notícias, o coordenador da covid-19 do hospital, Tiago Teixeira, admite que os números de internamentos podem aumentar nas próximas semanas e, por isso, já estão a adaptar o hospital.

Covid-19. Em cinco dias foram internados mais de 300 doentes na região Norte

A região Norte de Portugal registou, nos últimos cinco dias, um aumento de mais de 300 internados com covid-19 nos hospitais. O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNG) chegou ao número máximo de doentes e teve de abrir uma nova enfermaria.

A pouca margem de conforto para ter camas disponíveis dá lugar à preocupação. No CHVNG, o número de internados nos cuidados intensivos aumentou 136% e, nas enfermarias, o crescimento registado foi de 42%. Esta terça-feira foi aberta uma sexta enfermaria com 28 camas extra.

Em apenas cinco dias houve um aumento de 329 internados nos hospitais da região Norte, o que soma um total 1.547 doentes em enfermaria e 280 em unidades de cuidados intensivos. A taxa de ocupação está nos 90%.

Cautelosas, as unidades hospitalares vão reorganizando o número de camas disponíveis para doentes covid-19, cientes de que tudo pode mudar de um dia para o outro.

Por exemplo, o hospital de Penafiel teve o seu pico de ocupação em novembro e o hospital de São João do Porto sentiu uma maior pressão em abril, já o hospital de Braga chegou esta semana a um novo máximo com uma taxa de ocupação que ultrapassa os 90%.