A região Norte de Portugal registou, nos últimos cinco dias, um aumento de mais de 300 internados com covid-19 nos hospitais. O Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia (CHVNG) chegou ao número máximo de doentes e teve de abrir uma nova enfermaria.
A pouca margem de conforto para ter camas disponíveis dá lugar à preocupação. No CHVNG, o número de internados nos cuidados intensivos aumentou 136% e, nas enfermarias, o crescimento registado foi de 42%. Esta terça-feira foi aberta uma sexta enfermaria com 28 camas extra.
Em apenas cinco dias houve um aumento de 329 internados nos hospitais da região Norte, o que soma um total 1.547 doentes em enfermaria e 280 em unidades de cuidados intensivos. A taxa de ocupação está nos 90%.
Cautelosas, as unidades hospitalares vão reorganizando o número de camas disponíveis para doentes covid-19, cientes de que tudo pode mudar de um dia para o outro.
Por exemplo, o hospital de Penafiel teve o seu pico de ocupação em novembro e o hospital de São João do Porto sentiu uma maior pressão em abril, já o hospital de Braga chegou esta semana a um novo máximo com uma taxa de ocupação que ultrapassa os 90%.
- Covid-19. Luxemburgo mostrou-se disponível para ajudar Portugal
- Covid-19. Falsas vacinas à venda na internet são grande risco para a saúde, alerta ONU
- Covid-19: médicos e enfermeiros da região Centro alertam para a falta de profissionais
- Covid-19. Centros de Saúde não sabem como serão vacinados utentes sem médico de família
- Doentes não-covid estão a ser transferidos para outros hospitais em Faro e Portimão
- Covid-19. Matemático fala em quase 13 mil mortos até ao final do mês