Coronavírus

Covid-19. Afinal, quais são as melhores máscaras de proteção?

Entrevista SIC Notícias

Administrador de uma empresa de produtos e equipamentos médicos em entrevista na SIC Notícias.

Saiba mais...

O administrador de uma empresa de produtos e equipamentos médicos Nuno Andrade esteve na SIC Notícias a explicar quais são as máscaras de proteção disponíveis e as mais seguras.

O técnico explicou que as máscaras FFP2, as chamadas "bico de pato", que são recomendadas pela DGS e usadas noutros países europeus, têm uma proteção superior a 95%.

Sobre as máscaras cirúrgicas, Nuno Andrade disse que são seguras e eficientes e lembra que foram desenvolvidas ao longo dos anos para dar segurança aos profissionais de saúde.

Na SIC Notícias falou também das máscaras FFP3, que são mais seguras, mas também mais caras.

"A proteção é quase total", disse.

O técnico comparou ainda o grau de filtração entre as FFP1 e as FFP2.

Sobre as máscaras sociais, explica que têm "apenas um tecido interior e exterior" e que ficam húmidas "muito facilmente", defendendo que não lhe transmitem segurança. Quando são novas, a filtragem é de 70%, explicou. O técnico disse também que com um uso de duas horas "vamos estar a contaminar as superfícies e as pessoas".

"A quarta vaga vem a seguir. A máscara de proteção, o gel e o distanciamento são as melhores armas", afirmou.

  • Mussolini: o pai dos populistas

    Extremos

    Antonio Scurati descreve Mussolini como "o primeiro líder populista da História". O líder fascista "é sem dúvida um ditador, mas foi também o ideólogo da tipologia de liderança populista que ainda hoje domina a cena política", conta o professor e investigador italiano à equipa Extremos

    Maria Rodrigues e Rita Murtinho