Coronavírus

Diretor de Infecciologia do Hospital de Setúbal escreve carta aberta à ministra da Saúde 

Aumento do número de casos de covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo pressiona hospital. 

Loading...

O diretor de Infecciologia do Hospital de Setúbal, José Poças, alerta para situação limite na unidade de cuidados intensivos e para falta de recursos humanos e das condições das instalações.

As maiores preocupações são os doentes assintomáticos que se deslocam ao hospital e os pacientes de outras patologias que têm medo de recorrer às urgências.

José Poças diz que o Hospital de Setúbal foi, até ao momento, o único a declarar o estado de catástrofe.

"Tem que ser o hospital na sua globalidade a responder e é isso que temos procurado fazer nas condições muito difíceis decorrentes não só das insuficiências das instalações e bens humanos que o ministério bem sabe, mas também do brutal aumento da procura que nos fez inventar novos planos."

A taxa de esforço da unidade de infeciologia é agora de 76%. A administração do hospital fala numa afluência avassaladora.