Coronavírus

Covid-19. Mais seis mil doses de vacinas para profissionais de saúde do privado

Vacinas vão começar a ser distribuídas nos próximos dias.

Covid-19. Mais seis mil doses de vacinas para profissionais de saúde do privado
ANTÓNIO COTRIM/POOL

Mais 6 mil doses de vacinas contra a covid-19 vão ser administradas nos próximos dias a profissionais de saúde do setor privado, disse António Costa na visita ao novo hospital do Grupo CUF, em Lisboa.

São vacinas da Moderna e vão começar a ser distribuídas nos próximos dias pelos hospitais privados, aumentando assim o número de profissionais de saúde já vacinados contra a covid-19.

Tal como acontece no Serviço Nacional de Saúde, também nos privados a prioridade é vacinar quem está na linha da frente.

Num documento a que a SIC teve acesso, o grupo Luz Saúde admite que vai administrar a vacina a todos os funcionários em risco de contaminação, estejam ou não na lista de prioritários.

Loading...

O Governo faz um balanço positivo da vacinação em Portugal e elogia a cooperação com o setor privado nesta fase mais severa da pandemia.

O primeiro-ministro assegurou hoje que outras 700 camas serão disponibilizadas pelo privado para atendimento de doentes não covid.

Cerca de 90% dos profissionais de saúde vacinados desenvolveram imunidade

Cerca de 90% dos primeiros 1.000 profissionais de saúde vacinados em Portugal desenvolveram imunidade contra o novo coronavírus três semanas após terem recebido a primeira dose, revelam as conclusões de um estudo divulgadas esta sexta-feira.

Conduzido pelo Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) e pelo Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO), o estudo para aferir a efetividade da primeira vacina contra a covid-19 a ser usada em Portugal envolveu médicos, enfermeiros, assistentes operacionais e técnicos de diagnóstico e terapêutica, que foram vacinados em dezembro de 2020.

"Os primeiros resultados deste estudo, após administração da vacina da Pfizer/BioNTech, revelam que 90% destes profissionais de saúde já demonstram uma resposta imunitária à vacina", assegurou o IGC em comunicado.

Segundo a mesma fonte, todos os participantes nesta investigação foram testados para a presença de anticorpos dirigidos ao vírus antes da toma da vacina e três semanas após a administração da primeira dose do fármaco.

Forças de segurança e bombeiros iniciam vacinação na próxima semana

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, afirmou esta sexta-feira que 15 mil bombeiros e 20 mil elementos das forças de segurança vão começar a ser vacinados contra a covid-19 na próxima semana.

"Na próxima semana iniciar-se-á a vacinação de funções essenciais do Estado, destacaria os bombeiros, cerca de 15 mil e cerca de 20 mil elementos das forças de segurança [PSP e GNR]", afirmou Eduardo Cabrita.

O governante falava aos jornalistas em Castelo Branco, onde se deslocou para presidir à cerimónia de assinatura do protocolo entre a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e a MOVIJOVEM - Mobilidade Juvenil, para o funcionamento de cinco Estruturas de Apoio de Retaguarda (EAR) em pousadas da juventude.

Loading...

O ministro da Administração Interna explicou que nem todos os elementos das forças de segurança vão receber já a vacina contra a covid-19.

"Não é todo o efetivo. São aqueles que, prioritariamente, estão afetos a atividades operacionais, desde vigilância de pessoas em isolamento profilático, à garantia do respeito pelas regras do estado de emergência ou as desinfeções que têm sido feitas pela GNR", concluiu.

Em Portugal, morreram 13.482 pessoas dos 748.858 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.