Coronavírus

Fórum Médico aponta falhas à vacinação: "Processo atrasado com lacunas"

Órgão reúne assciações, sindicatos e a Ordem dos Médicos.

Fórum Médico aponta falhas à vacinação: "Processo atrasado com lacunas"
ANDRÉ KOSTERS

O Fórum Médico aponta falhas ao plano de vacinação e lacunas na identificação dos grupos de risco". O organismo que junta várias associações, sindicatos e a Ordem dos Médicos reuniu extraordinariamente para analisar a situação e este primeiro mês de vacinação.

No final, emitiu uma nota pública para dizer que a vacinação dos profissionais de saúde está significativamente atrasada em relação aos prazos anunciados, ao mesmo tempo que se avança para a vacinação de outros grupos, "numa estratégia ditada pela manipulação da perceção pública" lê-se no comunicado divulgado hoje.

Pelas contas do Fórum Médico, apenas 30% dos médicos do Serviço Nacional de Saúde estarão vacinados e apenas 7% do setor privado e social, o que "cria risco acrescido de dificuldades no combate à pandemia, assim como no acesso a consultas, exames e cirurgias.

"A desproteção dos restantes médicos cria evidentemente um risco acrescido de dificuldades no combate à pandemia, bem como no acesso a consultas, exames e cirurgias. Esta situação está a gerar uma forte indignação entre os médicos e as organizações que os representam", lê-se na nota.

O Fórum Médico que reúne várias entidades, entre elas, a Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, a Federação Nacional dos Médicos, o Sindicato Independente dos Médicos, a Associação dos Médicos Portugueses da Indústria Farmacêutica, a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, a Federação Portuguesa das Sociedades Científicas Médicas, a Associação Portuguesa dos Médicos de Carreira Hospitalar, a Associação Nacional de Estudantes de Medicina e a Ordem dos Médicos.