O PSD defende a mobilização de profissionais de saúde reformados para ajudar no combate à pandemia e a realização de testes rápidos a partir da saliva, caso seja tecnicamente possível. Rui Rio diz que o partido vai votar a favor da renovação do estado de emergência.
“Naturalmente que aquilo que transmitimos ao Presidente da República é que contará com o voto favorável do PSD, votámos sempre a favor do estado de emergência consciente da gravidade da situação em Portugal”, avança ainda o líder do PSD.
O líder do PSD considera que a renovação do estado de emergência é “indiscutível” e destaca a importância de definir os números a partir dos quais se pode avançar com o desconfinamento – números de infetados e o Rt.
Também a testagem em massa foi uma das sugestões dos sociais-democratas que defendem a utilização da saliva, “se tecnicamente isso for possível”. Rio deixa ainda críticas às burocracias para a aceitação da ajuda oferecida por médico reformados.
“Os profissionais de saúde disponibilizaram-se mas a verdade é que a habitual burocracia que existe em Portugal não permitiu, até à data, o recurso a essa ajuda que me parece absolutamente fundamental. Se não há recursos humanos e se os médicos estão disponíveis, voluntários ainda por cima, acho que o Governo tem obrigação de tudo fazer para aceitar estes médicos”, disse Rui Rio na sequência da reunião com Marcelo Rebelo de Sousa.
- Covid-19. Dois casos de estirpe altamente contagiosa descobertos em Lisboa
- Renovação do estado de emergência. PCP vai votar contra, BE não revela
- Estado de emergência: Presidente termina ronda de audiências com partidos e envia decreto à AR
- Covid-19. Partidos concordam em prolongar medidas mas deixam criticas à atuação do Governo