A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde abriu três processos de fiscalização e cinco inquéritos por irregularidades na vacinação contra a covid-19 em Portugal. A inspeção arrancou depois de várias denúncias.
O processo de inspeção arrancou a 29 de janeiro com um objetivo claro: garantir que os critérios de vacinação contra a covid-19 estão a ser cumpridos e verificar como são geridas as doses que sobram.
Até agora, foram analisadas 84 entidades, recolhidas 205 declarações e revistos 400 documentos.
Numa nota à comunicação social, a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde confirma que instaurou três processos de fiscalização a um hospital gerido pela Santa Casa da Misericórdia e a dois grupos privados que gerem 25 entidades hospitalares.
Estão também em curso cinco processos disciplinares a uma Administração Regional de Saúde, um hospital do setor público empresarial, um centro hospitalar, uma unidade local de saúde e um hospital do setor público administrativo.
Estes dados foram divulgados no mesmo dia em que o Ministério Público anunciou a abertura de 33 inquéritos-crime para investigar casos de vacinação indevida contra a covid-19.