Na Dinamarca, uma mulher de 60 anos morreu após ter recebido a vacina da AstraZeneca.
A agência de medicamentos do país diz que teve sintomas "altamente incomuns", como a redução do número de plaquetas e a formação de coágulos sanguíneos.
Os Países Baixos juntaram-se esta segunda-feira à Noruega, à Dinamarca e à Islândia na decisão de suspender a administração da vacina da AstraZeneca contra a covid-19, depois de vários relatos de casos de pessoas que levaram a vacina do laboratório anglo-sueco e que desenvolveram coágulos sanguíneos.
O grupo farmacêutico garante não ter encontrado indicios de risco acrescido. A Organização Mundial de Saúde e a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) continuam a defender a administração da vacina.
DGS e Infarmed dizem que pode continuar a ser administrada
A Direção-Geral de Saúde e o Infarmed afirmaram este domingo que a vacina da AstraZeneca contra a covid-19 pode continuar a ser administrada e frisaram que não há evidência de ligação com os casos tromboembólicos registados noutros países.
"A DGS e o INFARMED, I.P. informam que, com base nos dados atualmente disponíveis e enquanto decorre a investigação, se mantém válida a informação emitida, podendo a vacina continuar a ser administrada", referem, em comunicado.
Em Portugal, adiantam, o Sistema de Farmacovigilância registou até este domingo dois casos de eventos tromboembólicos após a tomada da vacina da AstraZeneca, "sendo que não apresentam o mesmo padrão clínico dos que se encontram em avaliação" pelo Comité de Segurança, PRAC, da Agência Europeia de Avaliação de Medicamentos (EMA).
Irlanda suspende temporariamente vacina
A preocupação foi gerada pelos três casos de sintomas graves em profissionais de saúde a quem tinha sido administrada a vacina.
Ainda que as autoridades norueguesas tenham sublinhado que é prematuro estabelecer uma relação entre os dois acontecimentos, as suspeitas foram uma razão suficiente para suspender a administração da vacina da farmacêutica AstraZeneca.
Na passada sexta-feira, Itália também anunciou a suspensão da vacina por precaução.