Coronavírus

Fim de semana decisivo. As medidas a cumprir na Páscoa

Recorde o que está em vigor até segunda-feira.

Agentes da PSP controlam a passagem entre os concelhos de Almada e Lisboa, no âmbito das medidas de contenção da pandemia de covid-19, na Ponte 25 de Abril, em Almada.
Agentes da PSP controlam a passagem entre os concelhos de Almada e Lisboa, no âmbito das medidas de contenção da pandemia de covid-19, na Ponte 25 de Abril, em Almada.
ANTÓNIO COTRIM

Uma Páscoa “completamente diferente” para que a “vida possa ser retomada”. Foi este o apelo do primeiro-ministro para evitar a propagação da covid-19 e, assim, evitar um retrocesso no processo de desconfinamento que avança na próxima segunda-feira.

Mas, até lá, há medidas a cumprir

Esta sexta-feira, sábado, domingo e segunda mantêm-se em vigor o dever de recolhimento domiciliário e a proibição de circulação entre concelhos. Mesmo com uma nova fase de desconfinamento a começar na segunda-feira, nesse dia ainda será proibido circular entre concelhos até às 23:59.

Saiba que as forças de segurança reforçaram a fiscalização e têm ordem para cobrar imediatamente as coimas por incumprimento, que podem ir dos 200 aos mil euros para pessoas singulares.

Foto datada de 09/04/2020: Um elemento da polícia verifica os documentos de uma condutora de um veículo durante uma operação de fiscalização efetuada pela GNR na área de serviço de Vendas Novas da A6, para garantir o cumprimento das regras mais apertadas de circulação durante o período da Páscoa e previstas no estado de emergência devido à covid-19, em Vendas Novas.
Loading...

As exceções preveem, por exemplo, deslocações para apoio a pessoas necessitadas, visitas a idosos, idas ao médico ou para o trabalho. Pode ir-se a supermercados e a parques e jardins, bem como fazer-se passeios higiénicos, desde que na zona da habitação.

Para além disso, os estabelecimentos comerciais são obrigados a encerrar às 13:00, exceto o retalho alimentar, que pode manter portas abertas até às 19:00. Os restaurantes podem funcionar apenas para take-away, venda ao postigo ou entrega ao domicílio.

Uma sexta-feira Santa diferente: com a proibição de circulação entre concelhos a opção é ficar por casa

Com a circulação entre concelhos proibida, muitas pessoas estão a ter uma Páscoa diferente. Junto ao Rio Tejo, a SIC encontrou algumas em passeio, a fazer exercício, mas já com alguns planos para a próxima semana.

"Tradicional almoço de Páscoa deve ser mesmo evitado": o apelo de António Costa

O primeiro-ministro apelou esta quinta-feira, uma vez mais, aos portugueses para que evitem os convívios durante o período da Páscoa.

"Renovo o apelo para que todos façamos o esforço de evitar que esta Páscoa possa ser uma Páscoa infeliz."

Numa comunicação ao país, António Costa afirmou que evitar estes convívios será "absolutamente fundamental" para evitar a propagação de casos de covid-19.

"Evitar os convívios com outras pessoas é absolutamente fundamental. O tradicional almoço de Páscoa deve ser mesmo evitado", disse António Costa, na conferência de imprensa realizada após o conselho de ministros.

Loading...

Costa diz que medidas "serão progressivas" caso Rt supere 1

António Costa explicou também esta quinta-feira que serão equacionadas "medidas progressivas" de contenção da pandemia de covid-19 no cenário de um índice de transmissibilidade (Rt) acima de 1 no país, sendo que o valor do continente é de 0,94.

"Se passarmos o 1, como sempre dissemos, as medidas serão progressivas. Uma coisa é chegarmos a 1,01, outra coisa é termos 1,5 ou 1,2. Temos de graduar devidamente as medidas, agora o esforço que temos de fazer é mantermo-nos no quadrante verde, é esse o esforço que é necessário fazer. Desde que nós façamos esse esforço, nós conseguimos resultados", afirmou o chefe de governo na conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros.

Na sequência da reunião que aprovou as medidas para a segunda fase do plano de desconfinamento, a partir de 5 de abril, António Costa admitiu que esta variável de transmissibilidade do vírus SARS-CoV-2 "tem vindo a acelerar", contrariamente à incidência acumulada de novos casos por 100 mil habitantes a 14 dias, mas lembrou que tal é também uma consequência da redução de casos.

Páscoa: "Iremos ter uma situação que vai potenciar o início de uma vaga"

O professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Carlos Antunes, alerta que a incidência da covid-19 está a aumentar em grupos etários específicos, nomeadamente, o grupo dos 0 até aos 5 anos, e no dos 18 aos 24 anos, grupo que lidera em termos de incidência. O contrário acontece ao grupo dos 80+ que aparece em quarto lugar, fruto já da campanha de vacinação, alega o professor, lembrando que 80% das pessoas desta faixa etária tomaram pelo menos a primeira dose da vacina.

Loading...