Coronavírus

Portugal "não dispõe de dados para decisões seguras" sobre próxima fase do desconfinamento

O alerta é do especialista em saúde internacional, Tiago Correia.

Tiago Correia, professor de Saúde Internacional e investigador do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, da Universidade Nova de Lisboa, considera que Portugal não dispõe ainda dos dados necessários para tomar decisões seguras sobre a próxima fase do desconfinamento.

Esta quarta-feira, na SIC Notícias, alertou que os efeitos da Páscoa e da segunda fase do desconfinamento só vão ser conhecidos na próxima semana.

OMS alerta para crescimento exponencial da pandemia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou esta segunda-feira para o aumento do número de casos de covid-19 em sete semanas consecutivas e do número de mortes em quatro semanas, sublinhando que a pandemia "está a crescer exponencialmente".

O alerta foi deixado pelo diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, e pela líder técnica de resposta à covid-19, Maria Van Kerkhove, na videoconferência de imprensa regular sobre a evolução da pandemia, transmitida da sede da OMS, em Genebra, na Suíça.

Tedros Adhanom Ghebreyesus salientou que a semana passada foi a quarta que registou o maior número de infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 numa semana, em consequência do "grande aumento do número de casos" detetados em diversos países da Ásia e do Médio Oriente.

  • A árdua experiência com a sustentabilidade 

    Mundo

    E se alguém lhe dissesse que passaria a viver num quarto, com eletricidade apenas para pequenos utensílios domésticos, sem aquecimento central, ar condicionado ou água quente. Teria apenas três conjuntos de roupa, sem máquina de lavar ou secar, faria dieta local sem produtos de origem animal e não andaria de automóvel nem de avião?

    Opinião

    João Abegão