Coronavírus

Desconfinamento "pode ter paragens ou avanços", diz Marta Temido

Especialistas dizem que Portugal pode ultrapassar os 120 casos por 100 mil habitantes no espaço de duas semanas a um mês.

Saiba mais...

Portugal pode ultrapassar a linhas vermelha do número de casos ainda durante o mês de abril.

Os especialistas prevêem que, se o país continuar a este ritmo, vai ultrapassar os 120 casos por 100 mil habitantes no espaço de duas semanas a um mês.

O chamado Rt já está acima de 1 em quase todas as regiões.

A ministra da Saúde, Marta Temido, diz estes dias são decisivos e que eventuais alterações ao plano de desconfinamento vão ser decididas na próxima quinta-feira.

Ao que a SIC apurou o primeiro-ministro questionou os especialistas sobre o impacto de surtos locais que prejudicam a incidência nos municipios e qual a resposta que se deve dar à chamada população flutuante, os que viajam e também os que trabalham fora do concelho de residência, para ajustar o nível das medidas.

Já o Presidente da República, desta vez, não fez perguntas.

  • Confidentes de alunos e cúmplices de professores: o braço contínuo

    País

    Chamam-lhes “funcionários” porque funcionam. A expressão até parece sugerir que eles são os únicos que “funcionam”, dentro de uma escola. Acalmem-se os tolos. Significa apenas que os “assistentes operacionais”, ou “auxiliares de ação educativa”, títulos mais pomposos do que “contínuos” – expressão que estimo muito - são pau para toda a colher.

    Opinião

    Rui Correia

  • O planeta em que todos vivemos

    Futuro Hoje

    O Planeta Lourenço terá que ser ainda mais simples e eficaz na mensagem. É um risco. Frequentemente, quando me mostram aparelhos ou programas as coisas falham, é o que chamo de síndrome da demonstração. Mas isto acontece na vida real, é assim que vamos fazer.

    Opinião

    Lourenço Medeiros