Os primeiros equipamentos médicos enviados pelo Reino Unido, incluindo 100 ventiladores, chegaram esta terça-feira à Índia, anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros indiano.
O porta-voz do Ministério Arindam Bagchi divulgou, na rede social Twitter, fotos do equipamento a ser descarregado de um voo da transportadora aérea alemã Lufthansa em Nova Deli, saudando-o como um exemplo de "cooperação internacional".
Do Reino Unido, um dos vários países a anunciar o envio de ajuda, uma vez que o sistema de saúde da Índia está sobrecarregado pelo aumento dos casos de covid-19, chegaram mais de 600 unidades de equipamento médico vital.
Um total de nove contentores aéreos carregados com suprimentos, incluindo oxigénio, respiradores não invasivos e respiradores manuais, serão enviados esta semana, de acordo com o Alto Comissariado Britânico em Nova Deli.
Covid-19 na Índia
Desde o início da pandemia, a Índia acumulou 195.123 óbitos e 17.313.163 infeções, sendo o segundo país do mundo com mais casos, atrás dos Estados Unidos, e o quarto com mais óbitos, depois de EUA, Brasil e México.
O país tem atualmente 2.813.658 casos ativos, indicou o Ministério da Saúde indiano.
O antigo embaixador português em Nova Deli, Luís Castro Mendes, disse esta segunda-feira que o Governo indiano foi demasiado otimista relativamente à pandemia de covid-19.
Em entrevista à SIC Notícias, na Edição da Noite, Luís Castro Mendes afirmou ainda que a crise sanitária no país era previsível.
"As imagens que nos chegam da Índia são dolorosas, mas correspondem, de certo modo, a uma situação que era previsível. Primeiro por causa da densidade da população e depois, por ser uma cultura assente em várias religiões, assistimos a vários festivais religiosos, este ano, em que não havia o menor distanciamento social", afirma.
- Índia recebe ajuda internacional para aliviar colapso do sistema de saúde
- Covid-19. OMS nota intensificação da pandemia e olha para situação "dilacerante" na Índia
- Corpos de vítimas da covid-19 na Índia estão a ser cremados ao ar livre por falta de espaço
- Covid-19. Doentes morrem à porta dos hospitais na Índia