Coronavírus

Governo pode antecipar medidas previstas para a última fase de desconfinamento

Decisões do Conselho de Ministros anunciadas esta tarde.

Loading...

O Governo poderá antecipar para este sábado algumas das medidas previstas para a última fase de desconfinamento, cujo arranque está previsto apenas para segunda-feira.

Entre elas, a reabertura das fronteiras com Espanha e o fim da limitação de horário para os restaurantes.

Estas alterações deviam avançar apenas na próxima segunda-feira e estão a ser analisadas na reunião do Conselho de Ministros.

As decisões serão anunciadas esta tarde pelo primeiro-ministro, António Costa.

Esta última fase do plano de desconfinamento prevê a reabertura de:

  • Restaurantes, cafés e pastelarias (máximo de 6 pessoas ou 10 em esplanadas) sem limite de horário;
  • Todas as modalidades desportivas;
  • Atividade física ao ar livre e ginásios;
  • Grandes eventos exteriores e eventos interiores com diminuição de lotação;
  • Casamentos e batizados com 50% de lotação.

As medidas podem, contudo, ser revistas se Portugal ultrapassar os 120 novos casos de infeção com o novo coronavírus por 100 mil habitantes em 14 dias ou, ainda, se o índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 ultrapassar 1.

A última fase de desconfinamento vai decorrer já fora do período do estado de emergência, que termina ao fim de 173 dias consecutivos, depois de ter sido decretado por Marcelo Rebelo de Sousa por 15 vezes desde que se registaram os primeiros casos de contágios pelo novo coronavírus em março do ano passado.

Portugal com mais uma morte e 470 novos casos de covid-19

Portugal contabiliza esta quinta-feira mais uma morte e 470 novos casos de covid-19, segundo o relatório diário da Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o boletim divulgado, desde o início da pandemia, Portugal já contabilizou 836.033 casos e 16.974 mortes, estando esta quinta-feira ativos 23.733 casos, menos 76 em relação ao dia anterior.

Esta quinta-feira, 324 doentes estão internados em enfermaria, menos oito em relação a quarta-feira e 89 em cuidados intensivos, mais um em relação ao dia anterior.

Os dados revelam também que 545 pessoas foram dadas como recuperadas, fazendo subir para 795.326 o número total desde o início da pandemia em Portugal, em março de 2020.

O número de contactos em vigilância pelas autoridades de saúde diminuiu em 397 relativamente a quarta-feira, totalizando agora 24.315.