Mais de um milhão de cidadãos europeus já têm o novo Certificado Digital Covid. O sistema só entra formalmente em vigor a 1 de julho, mas já está a funcionar, de forma experimental, em nove países. A Comissão Europeia apela aos restantes – incluindo a Portugal – que acelerem o processo de implementação para evitar problemas.
Depois dos eurodeputados votarem a nova legislação, a aprovação do Parlamento Europeu está confirmada para quarta-feira. O apelo dos eurodeputados é que haja coordenação para a implementação deste certificado nos vários países.
A expectativa é que este documento venha facilitar a circulação na União Europeia, isentando quem o tem de fazer quarentena ou qualquer teste adicional. O Certificado Digital Covid pode ser pedido por quem já foi vacinado, recuperou da covid-19 ou fez um teste que deu negativo.
A legislação entre em vigor no início de julho, mas há nove estados-membros que já estão a emitir e verificar certificados de forma experimental. É o caso, por exemplo, da Alemanha, Espanha e Grécia. Portugal ainda está em fase de testes.
A aprovação do Parlamento Europeu está confirmada para quarta-feira e os eurodeputados apelam à coordenação e implementação desta certificado nos vários países.
- Certificado digital covid-19 da UE. O que é, quando e como pode ser utilizado?
- Eurodeputados defendem regresso à livre circulação
- Covid-19. Mais de 1 milhão de europeus já têm o novo Certificado Digital Covid
- Certificado digital Covid espera aprovação formal esta semana
- Covid-19. Viajantes da UE vacinados poderão entrar em França sem teste
- Governo quer certificado covid alargado a países fora da União Europeia
- Bruxelas propõe criação de Identidade Digital Europeia reconhecida nos 27 países