Braga não vai avançar no desconfinamento, na próxima segunda-feira. O município registava, no início da semana, 176 casos por 100 mil habitantes.
A travagem a fundo no desconfinamento já era esperada em Braga. O presidente da autarquia lançou um primeiro alerta a 23 de maio. Os alarmes voltaram a soar uma semana e meia depois, mas o número de casos continuou a aumentar.
Braga não vai avançar no desconfinamento. O aumento do número de casos não tem uma explicação única. A ligação à festa do Braga - que venceu a Taça de Portugal - é tentadora, mas não se confirma.
A travagem no desconfinamento significa que se mantêm as restrições nos horários do comércio, da restauração e dos espetáculos culturais, o que terá um impacto económico.
Braga tem 300 casos ativos, mas apenas 10 em internamento. O presidente da Câmara questiona, por isso, se não será altura de reavaliar as regras do desconfinamento.
O objetivo é manter os números abaixo dos limiares estipulados e, por isso, o São João no concelho vai ser maioritariamente online e o ritmo da vacinação vai acelerar. Neste momento, foram administradas em Braga 92 mil vacinas, 37 mil pessoas já têm as duas doses.
Veja também: