Coronavírus

Alemanha propõe quarentena obrigatória na UE para visitantes de países de risco

Pode prejudicar as férias de milhões de britânicos.

Alemanha propõe quarentena obrigatória na UE para visitantes de países de risco
Canva

A Alemanha, com o apoio de França, vai propor quarentena de 14 dias a todos os visitantes da União Europeia que tenham proveniência de países onde o número de infetados pela covid-19 seja elevado.

A proposta apanhou de surpresa o Reino Unido e, a avançar, ameaça prejudicar as férias de milhões de britânicos.

Foram muitos os que nos últimos dias se apressaram a reservar viagens para Ibiza, Maiorca, Menorca, Malta e a Madeira depois de o Governo de Boris Johnson ter colado estes destinos na chamada lista verde de lugares que não exigem quarentena no retorno.

Portugal é o país da UE com maior incidência de casos por 100 mil habitantes

Portugal é, neste momento, o país da União Europeia com maior incidência de casos por 100 mil habitantes. A conclusão é do Centro Europeu de Controlo de Doenças.

O país subiu 12 posições na lista em apenas uma semana. Registava 124 casos por 100 mil habitantes a 20 de junho. Só numa semana, os casos de covid-19 em Portugal aumentaram mais de 40%.

Olhando para as regiões europeias com maior número de infeções por 100 mil habitantes, Portugal tem três no top 10: a Área Metropolitana de Lisboa, (223/100 mil), os Açores (161/100 mil) e o Algarve (160/100 mil).

Os casos têm aumentado em todas as faixas etárias, mas, principalmente, entre os mais jovens. Em apenas uma semana, a incidência entre quem tem 15 a 24 anos disparou 55% para os 235 casos por 100 mil habitantes, quase o dobro da incidência em todo o país. A incidência é também maior no grupo dos 25 aos 49 e nos menores de 15 anos.

Portugal é também o país da União Europeia com maior proporção de casos associados à variante Delta, com origem na Índia, que é já considerada dominante em território nacional.

Em sentido contrário, Portugal tem, neste momento, uma das mais baixas taxas de mortalidade da União Europeia.

Por milhão de habitantes, o país registou 3,1 mortes, um número bem abaixo da média europeia de 14,4.

Loading...