Coronavírus

Covid-19. Alemanha admite desagravamento da posição de Portugal na lista de viagens

Atualmente Portuga encontra-se na lista vermelha da Alemanha.

Saiba mais...

A Alemanha admite que haja, em breve, um desagravamento da avaliação de Portugal, atualmente na lista vermelha de viagens.

A hipótese foi avançada esta quinta-feira pelo ministro da Saúde alemão, numa conferência de imprensa em que foram apresentadas as novas normas a aplicar a quem chega ao país.

Esta posição de Berlim acontece numa altura em que as previsões indicam que a variante Delta, inicialmente detetada na Índia, e predominante nos territórios português e britânico, também terá uma incidência entre 70% a 80% na Alemanha.

Atualmente, o Governo alemão apenas permite que viajem de Portugal cidadãos alemães ou quem resida naquele país, mas mesmo assim têm de cumprir uma quarentena de 14 dias, ainda que estejam vacinados, imunizados ou com teste negativo.

Interdição alemã a Portugal é única na UE quando certificado entra em vigor

A interdição alemã às viagens de Portugal é a única proibição na União Europeia (UE) quando entra em vigor o certificado digital covid-19 e já foram emitidos mais de 200 milhões de comprovativos de recuperação ou vacinação.

O certificado digital europeu de imunização contra a covid-19 ou realização de teste negativo entra esta quinta-feira em vigor, tendo sido já emitidos mais de um milhão em Portugal.

Em termos gerais, este 'livre-trânsito', que será gratuito, funcionará de forma semelhante a um cartão de embarque para viagens, com um código QR para ser facilmente lido por dispositivos eletrónicos e na língua nacional do cidadão e em inglês.

O documento é usado para facilitar as viagens e prova que as pessoas têm a vacinação completa, que apresentam um resultado negativo num teste à covid-19 ou que já recuperaram da doença.