Coronavírus

Covid-19. Alemanha retira Portugal da lista de interdições de viajantes

Canva

Deixa assim de ser necessário cumprir quarentena à chegada ao país.

Saiba mais...

A Alemanha retirou esta segunda-feira Portugal da lista de países com interdição de entrada no país devido à alta prevalência da variante Delta do covid-19, anunciaram as autoridades.

A interdição de entrada de voos nos aeroportos da Alemanha também foi levantada para o Reino Unido e a Índia, além de Portugal.

Esta decisão foi tomada como uma medida de prevenção. Na última semana, dos novos casos de covid-19 registados na Alemanha, 70 a 80% das infeções são precisamente desta variante.

Onze países vão continuar na lista vermelha da nova variante: Brasil, Moçambique, Botswana, Eswatini, Lesoto, Malawi, Namíbia, Zâmbia, Zimbabué, África do Sul e Uruguai.

Já na quinta-feira da semana passada a Alemanha tinha admitido um desagravamento da avaliação de Portugal.

A interdição alemã às viagens de Portugal é a única proibição na União Europeia quando entra em vigor o certificado digital covid-19.

A Comissão Europeia havia considerado que a interdição a viagens não essenciais para Portugal adotada pela Alemanha não está "totalmente alinhada" com o recomendado por Bruxelas e fonte do executivo comunitário disse à Lusa que seria analisado se a medida "é proporcional".

  • A escola como uma gigantesca perda de tempo

    País

    Pode ser Eva. Fez um teste de Geografia e foi a única da turma a ter negativa. Dos seus olhos formosos e inexpressivos, num rosto negro como o touro do Herberto Helder, ruíram-lhe duas lágrimas. Mas daquelas que represam tanta água - tanta mágoa - que deixam cicatrizes aquosas. 43%.

    Opinião

    Rui Correia