A Alemanha retirou esta segunda-feira Portugal da lista de países com interdição de entrada no país devido à alta prevalência da variante Delta do covid-19, anunciaram as autoridades.
A interdição de entrada de voos nos aeroportos da Alemanha também foi levantada para o Reino Unido e a Índia, além de Portugal.
Esta decisão foi tomada como uma medida de prevenção. Na última semana, dos novos casos de covid-19 registados na Alemanha, 70 a 80% das infeções são precisamente desta variante.
Onze países vão continuar na lista vermelha da nova variante: Brasil, Moçambique, Botswana, Eswatini, Lesoto, Malawi, Namíbia, Zâmbia, Zimbabué, África do Sul e Uruguai.
Já na quinta-feira da semana passada a Alemanha tinha admitido um desagravamento da avaliação de Portugal.
A interdição alemã às viagens de Portugal é a única proibição na União Europeia quando entra em vigor o certificado digital covid-19.
A Comissão Europeia havia considerado que a interdição a viagens não essenciais para Portugal adotada pela Alemanha não está "totalmente alinhada" com o recomendado por Bruxelas e fonte do executivo comunitário disse à Lusa que seria analisado se a medida "é proporcional".