Coronavírus

Covid-19. Von der Leyen deseja rápidas melhoras ao primeiro-ministro luxemburguês

Yves Herman

O chefe de Governo luxemburguês foi hospitalizado no domingo para observação por 24 horas "por precaução".

Saiba mais...

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, desejou esta segunda-feira uma rápida recuperação ao primeiro-ministro luxemburguês, Xavier Bettel, hospitalizado no domingo por precaução, uma semana após ter testado positivo à covid-19.

"Caro Xavier Bettel, desejo-lhe uma recuperação muito rápida e espero vê-lo em breve em boa saúde. Entretanto, descanse e tome bem conta de si", escreveu a presidente do executivo comunitário na sua página oficial na rede social Twitter.

O chefe de Governo luxemburguês foi hospitalizado no domingo para observação por 24 horas "por precaução" e para fazer análises complementares, uma semana após ter testado positivo à covid-19, apesar de já ter recebido uma primeira dose de vacina da AstraZeneca no dia 06 de maio.

Xavier Bettel, 48 anos, iniciou no passado dia 27 de junho um período de 10 dias de isolamento, menos de 48 horas após uma cimeira europeia em Bruxelas, onde esteve com os restantes chefes de Estado e de Governo da UE, mas nenhum outro participante foi considerado caso de contacto, dado terem sido respeitadas as normas de distanciamento, indicou então o Governo luxemburguês.

Os casos de covid-19 têm vindo a aumentar no Luxemburgo nos últimos 10 dias. No último balanço, com dados até sábado, 136 pessoas testaram positivo, um número que não era registado no país, com 630 mil habitantes, desde meados de maio.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 3.974.841 mortos em todo o mundo, resultantes de mais de 183,4 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente feito pela agência France Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, a Índia ou a África do Sul.

Veja também: