A Alemanha decidiu levantar a interdição de viagens a partir de Portugal. Depois da meia-noite, quem estiver vacinado ou recuperado da doença pode entrar sem ter de fazer quarentena.
Já quem apresente só teste negativo terá de cumprir isolamento profilático. Numa altura em que Bruxelas volta a apelar à vacinação, a presidência eslovena da União Europeia diz que é preciso evitar uma nova vaga.
Uma semana depois, Berlim levanta a proibição de viagens a partir de Portugal. O país passa para a lista de áreas de incidência elevada do vírus, onde é o único país da União.
Viajar para a Alemanha é de novo possível e quem tiver a vacinação completa ou prova de recuperação não tem de fazer quarentena.
O certificado digital volta a poder nestes casos ser usado. Isto numa altura em que Bruxelas avisa que há países com uma taxa de vacinação mais baixa que outros. O apelo é para um aumento dos esforços e incentivos à vacinação contra a covid-19.
Mas o certificado continua a não garantir liberdade de circulação para quem não tendo a vacinação completa ou prova de recuperação. Quiser viajar para a Alemanha poderá entrar com teste negativo, mas terá de fazer quarentena que acaba ao quinto dia com novo teste negativo.
Face aos desafios na utilização do certificado digital covid, a presidência eslovena da UE insiste na necessidade de coordenação.
Já a Comissão Europeia mantém a confiança de que este mês serão entregues doses suficientes para vacinar 70% da população adulta.
Veja também:
- Covid-19. Saída de Portugal da lista vermelha alemã não deverá reverter cancelamentos no Algarve
- Covid-19. Retirada de Portugal da lista alemã "não é suficientemente boa", defende o Governo da Madeira
- Covid-19. Setor do Turismo em Portugal com 600 mil postos de trabalho em risco
- Vacinação e soluções digitais deverão levar a um aumento das viagens nas próximas semanas
- Covid-19. Empresários do Algarve exigem reforço da vacinação