O número de casos covid-19 continua a aumentar em Portugal e há cada vez mais concelhos no vermelho, tendo alguns de recuar no desconfinamento. É na região norte que se verifica o crescimento mais acentuado.
Há uma semana eram 26 os concelhos em risco elevado e 19 em risco muito elevado. Estavam também 21 municípios em situação de alerta. Sete dias depois, todos os números subiram.
A incidência no país já chegou aos 247 casos por 100 mil habitantes, sendo que os valores mais preocupantes continuam a concentrar-se em Lisboa e nos municípios próximos.
A cidade do Porto entra agora no vermelho, mas o recuo no desconfinamento só acontecerá se a autarquia mantiver os valores durante duas avaliações consecutivas. Na região norte, o crescimento dos números tem sido mais expressivo: em pouco mais de oito dias, o número de casos diários passou de 160 para 550.
Este ritmo de incidência registado no Norte é apenas comparável ao do Algarve e não há uma explicação única para este acelerar.
Com a variante Delta cada vez mais espalhada pelo país, é pouco provável que o aumento do número de casos seja travado em breve.
Veja mais:
- Covid-19. ONU assinala morte de 4 milhões de pessoas e renova apelo para plano mundial de vacinação
- Covid-19. Residentes no Reino Unido vacinados isentos de quarentena à chegada da Europa
- Conselho de Ministros reavalia hoje a situação pandémica do país
- Covid-19: Centro Hospitalar do Oeste duplica camas de internamento para infetados
- Maiores de 25 anos já podem autoagendar a vacina contra a covid-19
- Covid-19. Escala da matriz de risco alargada devido ao aumento da incidência
- Covid-19. Centro de vacinação 'drive-thru' no Porto abre esta quinta-feira