Os especialistas e os decisores políticos voltaram, esta terça-feira, a reunir-se no Infarmed para analisar o próximo passo no combate à pandemia em Portugal.
Os peritos defendem a aplicação de um plano de quatro fases para a redução gradual das restrições atualmente em vigor. Estas sugestões vão permitir ao Governo ponderar as novas medidas, que serão anunciadas na próxima quinta-feira, depois da reunião do Conselho de Ministros.
Perante as propostas dos especialistas, parece haver consenso entre os partidos para que o país avance no alívio das restrições.
ESPECIALISTAS DEFENDEM UMA NOVA MATRIZ DE RISCO
Na primeira reunião no Infarmed em dois meses, os especialistas destacaram a importância da vacinação, numa altura em que a variante Delta tem já uma prevalência superior a 98% e face à possibilidade de novas mutações do vírus.
Sublinham ainda a maior que os mais jovens adultos têm sido a faixa etária com mais internamentos e alertam para as mortalidade entre os idosos que não receberam ainda a vacinam.
Os peritos defendem que está na altura de mudar a matriz de risco, de forma a que sejam também contabilizados os fatores como a vacinação, a letalidade e o número de internamentos.
Os especialistas reconhecem ainda que no inverno poderá haver uma nova onda pequena de covid-19.
VEJA MAIS:
- Covid-19. Especialista propõe atualização do limiar de incidência para 480 casos
- Covid-19. Peritos propõem evolução das medidas de acordo com taxa de vacinação
- Covid-19. Incidência de novos casos regista tendência "ligeiramente crescente a estável"
- Variante Delta representa 98,6% dos casos de covid-19 em Portugal