Há um surto de covid-19 associado aos bares da praia de Santa Cruz, em Torres Vedras. Há 33 jovens infetados e 58 pessoas estão sob vigilância. A autarquia diz que o número de infetados pode subir nos próximos dias.
Os primeiros casos positivos apareceram no início da semana passada, num grupo de amigos que, no fim de semana de 28 e 29 de agosto esteve na praia de Santa Cruz, numa piscina próxima e, à noite, foi aos bares junto ao areal. Com o passar dos dias percebeu-se que o problema podia ser mais grave.
Os infetados têm todos entre 15 e 25 anos e estiveram em, pelo menos, três bares de Santa Cruz. Não é possível saber quantos jovens se juntaram, nem de onde são. A autarquia acredita que o número de infetados vai subir nos próximos dias.
Depois dos bares fecharem às 02:00, os jovens costumam juntar-se noutros sítios. Há pelo menos 58 pessoas sob vigilância, entre familiares e amigos que tiveram contactos diretos com os infetados.
A Autoridade Regional de Saúde aconselha todos os que estiveram nos bares ou em grandes aglomerações em Santa Cruz, nos dias 28 e 29 de agosto, a fazerem autotestes à covid-19. Caso o resultado for positivo, devem contactar a linha de Saúde24. Os bares foram também aconselhados a testar os funcionários.
► Veja mais:
- Covid-19. Surto com mais de 30 infetados após festas em bares na praia de Santa Cruz
- Covid-19. Portugal atinge 85% da população com pelo menos uma dose de vacina
- Pelo menos 4.560.565 pessoas morreram em todo o mundo devido à covid-19
- Mãe e filho vacinados no mesmo dia: "Uma coincidência. Eu tive covid e ele é a primeira dose"