Vacinar Portugal

Covid-19. Portugal atinge 85% da população com pelo menos uma dose de vacina

ESTELA SILVA

Portugal um dos países mais avançados do mundo no processo de vacinação.

Este domingo, dia 5 de setembro, é um dia histórico para Portugal, ao nível da vacinação contra a covid-19: 85% dos portugueses estão vacinados, com pelo menos uma dose. Os dados foram avançados pela task force.

Portugal um dos países mais avançados do mundo no processo de vacinação, estando apenas atrás dos Emirados Árabes Unidos. No que à União Europeia diz respeito, Portugal surge atualmente em primeiro lugar.

Luís Marques Mendes considera que se trata de “um dia histórico” no processos de vacinação, uma vez que corresponde a um do dois objetivos traçados no início da administração de doses - em dezembro de 2020.

“As pessoas perguntarão: porque é que é 85% e não 100%? Porque há uma parte da população – crianças abaixo de 12 anos – que não tem idade para ser vacinado, aí estamos a falar de 12, 13%, depois há 2,5 ou 3% que recusaram. 85%, mais coisa menos coisa, é o objetivo e foi alcançado hoje [domingo]”, explica o comentador da SIC.

O segundo objetivo traçado na altura corresponde à administração das duas doses de covid-19 à população. Marques Mendes está confiante que dentro de “duas ou três semanas”, Portugal atingirá também a taxa de 85%. Atualmente, 77% dos portugueses já recebeu as duas doses.

“O país está todo de parabéns. Há neste momento um motivo de orgulho”, disse ainda o comentador saudando o trabalho do vice-almirante Gouveia e Melo, os profissionais de saúde, as autarquias e a Direção-Geral de Saúde.

► Veja mais: