O investigador do Instituto de Medicina Molecular, Miguel Castanho, defende que o alívio das restrições deveria acompanhar a diminuição da incidência da covid-19 em Portugal.
"Preferia dar por terminada esta fase pandémica, ou esta fase da pandemia pelo menos, quando tivermos alcançado uma incidência bastante baixa."
Já a especialista em Epidemiologia, Gabriela Gomes, diz que é preciso cautela, principalmente com os vírus que vão circular durante o inverno, como é o caso do da gripe.
"Os outros vírus praticamente não circularam no inverno passado e, portanto, agora virão com mais força, porque a população está mais suscetível do que o habitual."
Peritos vão sugerir levantamento de quase todas as restrições
Os peritos vão sugerir o levantamento de praticamente todas as restrições a partir do próximo mês. Ao que a SIC apurou, a proposta será feita esta quinta-feira, na reunião do Infarmed.
O final do verão já tinha sido apontado como o momento da libertação total. A semanas ou dias de atingir os 85% da população totalmente vacinada, os peritos entendem que essa é a altura certa para avançar.
A SIC sabe que o grupo de especialistas que tem aconselhado o Governo no processo de desconfinamento vai propor na reunião do Infarmed desta quinta-feira que quase todas as restrições sejam levantadas.
Leia mais:
- Peritos vão sugerir levantamento de quase todas as restrições: o que está em causa
- "Nós já ganhámos a este vírus", afirma Gouveia e Melo
- Presidente da República quer comunicação "clara" e "sem drama" na reunião no Infarmed
- António Costa garante que a pandemia de covid-19 está quase controlada
- Covid-19: Portugal é o país com maior taxa de população vacinada