Coronavírus

Alunos do secundário testados à covid-19 até 1 de outubro 

Testagem de alunos decorre por fases até 15 de outubro.  

Saiba mais...

Os alunos começaram esta segunda-feira a ser testados à covid-19, nas escolas.

A SIC acompanhou o processo no centro de testagem à covid-19 instalado na escola de Penafiel, onde vão passar cerca de 1.600 alunos do Ensino Secundário, durante três dias.

O processo de testagem dos alunos começa com o secundário, depois de professores e funcionários já terem sido testados, de 6 de setembro até à passada sexta-feira.

De 4 a 15 de outubro, serão testados os alunos do 3.º ciclo. Os do pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos não entram nesta campanha de testagem massiva.

Cerca de 180 mil testes em rastreio nas escolas, 0,12% de casos positivos

Cerca de 180 mil professores e trabalhadores não docentes das escolas foram testados à covid-19 entre 6 e 17 de setembro, sendo a taxa de positividade de 0,12%, anunciou esta segunda-feira o Ministério da Educação.

"Indo ao encontro do parecer da Direção-Geral da Saúde (DGS), para a realização de um rastreio à covid-19 na comunidade escolar no arranque do ano letivo, foram realizados cerca de 180 mil testes a trabalhadores docentes e não docentes de todos os estabelecimentos de educação e ensino", precisa o Ministério da Educação, em comunicado.

Segundo o Ministério tutelado por Tiago Brandão Rodrigues, na "primeira fase deste varrimento, que decorreu entre 6 e 17 de setembro, a taxa de positividade foi de 0,12%".

O Ministério da Educação avança ainda que se iniciou esta segunda-feira a segunda fase da operação de testagem, que se vai prolongar até 1 de outubro e envolve os alunos do ensino secundário, seguindo-se os alunos do terceiro ciclo do ensino básico, conforme o parecer da DGS de agosto passado.

Leia mais: