A evolução da pandemia de covid-19 na União Europeia está a preocupar cada vez mais as autoridades de saúde europeias.
O número de novos casos de covid-19 continua a aumentar e a situação é mais grave nos países com menores taxas de vacinação.
Recentemente, a União Europeia registou o maior aumento semanal de infeções desde o início da pandemia. De acordo com os relatórios, foram registados quase 2 milhões de novos casos.
Dez Estados-membros da União Europeia estão numa situação de "preocupação muito alta" e outros tantos de "preocupação alta" em relação à covid-19, segundo o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças, que classifica a de Portugal como "moderada".
Bélgica, Bulgária, Croácia, Eslovénia, Estónia, Grécia, Hungria, Países Baixos, Polónia e a República Checa são os 10 dos 27 Estados-membros do bloco comunitário que estão classificados como estando numa situação de "preocupação muito alta", a mais elevada do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC, na sigla inglesa), no que respeita à doença covid-19.
Outros 10 Estados-membros (Alemanha, Áustria, Dinamarca, Eslováquia, Finlândia, Irlanda, Letónia, Lituânia, Luxemburgo e Roménia) estão referenciados como uma situação de "preocupação alta".
Veja também:
- Covid-19: Governo não descarta novo confinamento
- Covid-19: Alemanha regista novo máximo de incidência acumulada
- Covid-19: OMS admite que "será difícil não implementar" restrições em países com aumento de casos
- Países Baixos decretam confinamento parcial face ao aumento de casos de covid-19
- Covid-19: Áustria deverá aprovar confinamento só para pessoas não vacinadas
- Covid-19: Dez países da UE em situação de "preocupação muito alta", moderada em Portugal