A partir desta sexta-feira os testes rápidos de antigénio à covid-19 efetuados nas farmácias e laboratórios aderentes ao regime excecional de comparticipação voltam a ser gratuitos.
O Governo tomou esta decisão por causa do aumento do número de casos de covid-19. O Ministério da Saúde refere a importância de voltar a intensificar a realização de testes para reforçar o controlo da pandemia. A comparticipação continua a ser limitada ao máximo de quatro testes por mês e por utente.
Segundo a presidente da Associação Nacional de Farmácias, Ema Paulino, esta medida pode ser uma forma de incentivo para os utentes serem testados e avança que já há farmárcias com pedidos de agendamento. Garante ainda que as farmácias estão preparadas.
"Já temos a informação por parte das farmácias de que hoje [quinta-feira] já estão a ser mais uma fez contactadas no sentido de agendar testes rápidos."
O médico de Saúde Pública, Ricardo Mexia, diz que a medida vai evitar que se propaguem cadeias de transmissão e entende que estes testes podem ter um papel relevante na identificação de alguns casos assintomáticos.
Segundo os últimos dados divulgados pela task-force para a promoção do Plano de Operacionalização da Estratégia de Testagem para SARS-CoV-2, já foram feitos em Portugal mais de 20 milhões de testes de diagnóstico à covid-19 desde o início da pandemia em março de 2020.
Este ano foram efetuados cerca de 48.000 testes por dia, em média, mais de 70% do total de testes de diagnóstico realizados desde o início da pandemia, adiantam os dados divulgados a 6 de novembro.
SAIBA MAIS
- Comparticipação dos testes rápidos "vai permitir quebrar as cadeias de transmissão" da covid-19
- O perfil das vítimas mortais da covid-19 em Portugal
- Mais de meio milhão de pessoas já tomou a vacina de reforço contra a covid-19
- Covid-19: Teletrabalho parcial, uso de máscara na rua e o reforço da testagem devem regressar
- Pessoas com 65 anos ou mais já podem agendar reforço da covid-19 e vacina contra a gripe