Coronavírus

Farmácias já estão a receber pedidos de agendamento para testes rápidos à covid-19

18.11.2021 14:16

Loading...

Testes rápidos nas farmácias voltam a ser gratuitos a partir desta sexta-feira.

A partir desta sexta-feira os testes rápidos de antigénio à covid-19 efetuados nas farmácias e laboratórios aderentes ao regime excecional de comparticipação voltam a ser gratuitos.

O Governo tomou esta decisão por causa do aumento do número de casos de covid-19. O Ministério da Saúde refere a importância de voltar a intensificar a realização de testes para reforçar o controlo da pandemia. A comparticipação continua a ser limitada ao máximo de quatro testes por mês e por utente.

Segundo a presidente da Associação Nacional de Farmácias, Ema Paulino, esta medida pode ser uma forma de incentivo para os utentes serem testados e avança que já há farmárcias com pedidos de agendamento. Garante ainda que as farmácias estão preparadas.

"Já temos a informação por parte das farmácias de que hoje [quinta-feira] já estão a ser mais uma fez contactadas no sentido de agendar testes rápidos."

O médico de Saúde Pública, Ricardo Mexia, diz que a medida vai evitar que se propaguem cadeias de transmissão e entende que estes testes podem ter um papel relevante na identificação de alguns casos assintomáticos.

Segundo os últimos dados divulgados pela task-force para a promoção do Plano de Operacionalização da Estratégia de Testagem para SARS-CoV-2, já foram feitos em Portugal mais de 20 milhões de testes de diagnóstico à covid-19 desde o início da pandemia em março de 2020.

Este ano foram efetuados cerca de 48.000 testes por dia, em média, mais de 70% do total de testes de diagnóstico realizados desde o início da pandemia, adiantam os dados divulgados a 6 de novembro.

SAIBA MAIS

► ESPECIAL CORONAVÍRUS

Últimas Notícias