O Presidente da República afirmou esta terça-feira que vai esperar pelo Conselho de Ministros, na quinta-feira, para se pronunciar sobre eventuais restrições decididas pelo Governo, para controlar a pandemia de covid-19 em Portugal.
"Tanto quanto sei, o primeiro-ministro continua a ouvir os partidos. Vamos esperar pelo fim da audição dos partidos, pelo Conselho de Ministros de quinta-feira e pelas medidas que o Governo tenciona tomar. Receberei o primeiro-ministro em audiência depois e só aí é que poderei falar", disse Marcelo Rebelo de Sousa.
Em relação ao possível consenso sobre eventuais restrições, o chefe de Estado disse que "é muito importante" a auscultação dos partidos com representação parlamentar.
"Penso que é por isso que o Governo está a ouvir os partidos. Para recolher o contributo dos partidos numa decisão que ganhe em ser o mais vasta na sua base de apoio", completou.
O primeiro-ministro António Costa está a ouvir os partidos com representação na Assembleia da República, sobre eventuais medidas que poderão ser decididas na quinta-feira, para conter a disseminação da pandemia no país.
Saiba mais:
- Covid-19: Governo quer ter "compromisso nacional alargado" para novas medidas
- Covid-19: Costa remete eventual anúncio de novas medidas para quinta-feira
- Covid-19: PAN sugere regresso do teletrabalho e testagem universal
- Iniciativa Liberal contra apresentação de testes ou certificado de vacinação
- Covid-19: Governo pondera certificado e teste para bares, discotecas e grandes eventos
- Covid-19: Rui Rio pede rapidez ao Governo no reforço vacinal