Coronavírus

Nova variante da covid-19: Instituto Ricardo Jorge investiga amostras

Não há casos confirmados de Omicron em Portugal.

Loading...

Não há casos confirmados da Omicron em Portugal, a nova variante da covid-19, mas a diretora-geral da Saúde diz que o Instituto Ricardo Jorge está a investigar amostras positivas de passageiros que vieram em voos da África austral e Angola para Lisboa.

Dois dias depois dos investigadores sul-africanos terem anunciado a nova variante, as autoridades de saúde portuguesas procuram a Omicron em amostras positivas de Covid.

Omicron é uma das milhares de linhagens do sars-cov-2 que, há quase dois anos, circularam pelo mundo. Foi considerada uma variante de preocupação pela Organização Mundial da Saúde, como já tinha acontecido com outras.

Omicron apresenta o triplo das mutações da Delta, pode ser mais transmissível e não é conhecida a resposta às vacinas. Serão necessárias duas semanas, até que os laboratórios tenham resultados conclusivos.

Fica por esclarecer o que deve ser feito no caso do teste ser negativo. O pedido de esclarecimento feito pela SIC não obteve resposta da Direção-Geral da Saúde.

A partir da meia-noite de segunda-feira estão suspensos os voos de e para Moçambique, o único dos sete países com restrições na União Europeia, que tem ligações diretas com Portugal.

Já a partir deste sábado, todos os passageiros oriundos da África do Sul, Botsuana, Essuatíni, Lesoto, Namíbia e Zimbabué têm de ficar em quarentena de 14 dias.

► O que se sabe sobre a nova variante da covid-19

► Veja mais: