A nova variante já foi identificada em sete países europeus e, à medida que são conhecidos mais casos, apertam-se as restrições em todo o mundo. Contudo, uma médica da equipa que identificou a variante na África do Sul considera que a reação de pânico generalizado é "exagerada e infundada".
A médica explica este domingo ao mundo que, até agora, não se observam sintomas graves e que é injustificado o pânico mundial.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, diz que é preciso correr à vacinação enquanto os cientistas levam duas a três semanas a estudar a variante Omicron e, se for preciso, adaptar as vacinas à nova estirpe.
A variante Omicron foi identificada em sete países da Europa: Dinamarca, Itália, Alemanha, Bélgica, Reino Unido, República Checa e Países Baixos.
Neste último, num só voo oriundo da África do Sul, foram detetados 13 casos da nova variante.
As autoridades procuram mais infetados entre os cinco mil passageiros que vieram da África Austral na última semana.
Nas ruas, sente-se já o efeito das medidas que entraram em vigor este domingo: lojas, restaurantes e bares encerram às 17:00.
Na Suíça, foi dia de referendo, e os helvéticos disseram "sim" a uma lei que permite ao Governo impor o passaporte covid, um passe de acesso a locais públicos.
Israel, onde já foram detetados casos da nova variante, prepara-se para fechar as fronteiras a partir de segunda-feira.
Também Marrocos suspendeu os voos internacionais durante as próximas duas semanas.
Saiba mais
-
Covid-19: África do Sul pede levantamento imediato de restrições de viagens
-
Von der Leyen: "Estamos numa corrida contra o tempo" devido à variante Omicron
-
Covid-19: Marrocos suspende todos os voos do estrangeiro devido à variante Omicron
-
Covid-19: suíços aprovam em referendo lei que impõe "passaporte covid"
-
Covid-19: Dinamarca confirma primeiros dois casos da variante Ómicron
-
Covid-19: Macau fecha fronteira a pessoas oriundas de oito países africanos
-
Covid-19: Israel fecha fronteiras a estrangeiros devido à nova variante
-
Covid-19: Austrália deteta dois primeiros casos da nova variante
-
Covid-19: primeiro caso da nova variante detetado na República Checa