A Direção-Geral da Saúde diz que a responsabilidade pelo jogo Belenenses SAD-Benfica é das entidades desportivas e que à saúde compete apenas detetar e isolar os casos de covid-19.
"Não compete às autoridades de saúde decidir se um jogo se realiza ou não", disse em entrevista à SIC Notícias. " [À DGS] compete isolar pessoas que são de risco para transmissão da doença a terceiros e, portanto, são papéis totalmente distintos."
A Liga de futebol, que alguns especialistas consideram que podia ter evitado o jogo, tem esta segunda-feira uma reunião extraordinária.
Pedro Proença já pediu para reunir com secretarias de Estado da Saúde, Desporto e DGS.
O Benfica foi para o intervalo a vencer 7-0. No regresso dos balneários, a B. SAD entrou apenas com 7 jogadores em campo, menos dois do que no início do jogo. No entanto, jogou-se apenas um minuto no segundo tempo, uma vez que um jogador dos "azuis" deixou-se cair e o árbitro Manuel Mota terminou o encontro.
O jogo terminou aos 48 minutos, depois de os 'azuis', afetados por um surto de covid-19, terem ficado com apenas seis jogadores.
Confirmados 13 casos da nova variante
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge anunciou esta segunda-feira que foram identificados 13 casos da nova variante do coronavírus, Omicron, em Portugal.
A diretora-geral da Saúde adianta que estes 13 infetados estão bem e alguns são assintomáticos, o que é "uma boa notícia".
Graça Freitas esclarece que a maior parte dos infetados está vacinada contra a covid-19 e que a doença "tem tido uma evolução favorável".
Confirma ainda que entre os 13 infetados há jogadores e elementos da equipa técnica do Belenenses SAD.