Portugal tem registado cerca de 30.000 novos casos de covid-19 por dia e prevê-se que, em breve, atinja o dobro. O Governo exclui o regresso do uso obrigatório de máscara, mas há especialistas que defendem que medida devia voltar em contextos de aglomerações.
Com o fim do uso da máscara e o aparecimento da linhagem BA5, os casos positivos em Portugal dispararam, com a média diária de casos a atingir as mais de 30.000 esta semana. Um número que se prevê que possa chegar aos 60.000 nas próximas duas semanas.
Portugal é o país com a maior incidência do mundo, mas o Governo não prevê agravar medidas de contenção. No entanto, Miguel Castanho, investigador do Instituto de Medicina Molecular, defende o regresso dos testes gratuitos “sobretudo para aliviar a pressão sobre os serviços de saúde” e da máscara em contextos de aglomerações.
Mesmo não sendo obrigatória, a DGS continua a recomendar o uso da mesma em espaços fechados e em lugares com muita gente. No entanto, em estabelecimentos de saúde, incluindo farmácias, lares e transportes públicos, e em dentistas e termas, a medida mantém-se.
SAIBA MAIS
- Covid-19: Associação Nacional de Restaurante defende regresso das máscaras
- Covid-19: DGS atualiza normas para utilização de termas e consultórios dentários
- Covid-19 e falsas urgências entopem hospitais: reduzir a atividade programada pode ser opção
- Pandemia acelera no Norte: região pode chegar aos 20 mil casos diários até ao final do mês
- Países asiáticos sofrem com novas vagas da pandemia da covid-19