Uma investigação realizada nos Estados Unidos veio revelar que a pandemia de covid-19 terá causado mudanças de personalidade, especialmente em jovens adultos.
Liderada pela professora do Departamento de Ciências Comportamentais e Medicina Social da Faculdade de Medicina da Universidade da Florida a investigação publicada na revista científica PLOS ONE descobriu que a pandemia tornou os jovens adultos mais temperamentais, mais propensos ao stress, menos cooperativos e confiantes e menos contidos e responsáveis.
Ainda não sabemos se essas mudanças são temporárias ou duradouras, mas se persistirem, podem ter implicações a longo prazo. O neuroticismo e a consciência predizem a saúde mental e física, bem como os relacionamentos e os resultados educacionais e ocupacionais, e as mudanças observadas nesses traços podem aumentar o risco de piores resultados", diz Angelina Sutin.
Sutin e colegas avaliaram a personalidade de 7.109 pessoas inscritas no estudo online Understanding America, que foi repetido várias vezes antes e durante a pandemia.
Os participantes receberam um teste de personalidade amplamente utilizado que mede cinco traços – neuroticismo, extroversão, franqueza/compreensão, amabilidade e consciência (moral).
Perdas sofridas ou a longa rotina de isolamento social parecem ter causado impacto
Quando foram comparadas as personalidades pré-pandemia com os dados de 2021-2022, detetaram-se declínios naqueles cinco traços de personalidade. Os adultos mais jovens apresentaram as maiores alterações e o grupo de adultos mais velhos não sofreu alterações significativas nestas características.
Segundo os autores, a personalidade tende a ser mais maleável nos jovens adultos pelo que a pandemia pode ter tido um impacto mais negativo nessa faixa etária.
“Embora a pandemia tenha sido stressante para todos, interrompeu as tarefas normais da idade adulta mais jovem, como a escola e a transição para o mercado de trabalho e ser sociável e desenvolver relacionamentos”, disse Sutin. “É especulativo porque não medimos os motivos da mudança, mas essa interrupção pode ter tido um impacto maior nos adultos mais jovens porque essas tarefas são muito importantes para essa faixa etária.”
Os investigadores continuarão a monitorizar os vountários da pesquida para ver se as mudanças de personalidade são temporárias ou mais duradouras.