Coronavírus

Covid-19: Portugal deitou ao lixo 3,5 milhões de doses de vacinas

União Europeia está a renegociar contratos com farmacêuticas para reduzir encomendas. Portugal fez 14 contratos com seis fornecedores de vacinas.

Covid-19: Portugal deitou ao lixo 3,5 milhões de doses de vacinas
Seringas para a vacinação contra a covid-19.
Loading...

Portugal deitou ao lixo 3,5 milhões de vacinas contra a covid-19 devido à sua curta durabilidade. Os números são avançados pelo jornal Público. O mesmo já aconteceu noutros países e, por isso, a Comissão Europeia está a tentar renegociar os contratos com os laboratórios.

A normalização da situação epidemiológica faz com que a maioria dos países europeus não saiba o que fazer com as milhões de doses encomendadas no pico da pandemia e que estão perto de expirar a validade.

Já foram deitadas ao lixo cerca de 3,5 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, diz o Jornal Público, que cita o Ministério da Saúde.

A União Europeia está a renegociar contratos com farmacêuticas para reduzir encomendas e alargar prazos de entrega.

O Ministério da Saúde adianta, a pedido do jornal Público, que entre 2020 e este ano, Portugal fez 14 contratos com seis fornecedores de vacinas. Foram entregues cerca de 40 milhões de 61,7 milhões de doses encomendadas.

Em Portugal, a modalidade “casa aberta” para as tomas de reforço está a decorrer, sobretudo, nos centros de saúde e, passará a ser semelhante às campanhas da gripe sazonal.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou oficialmente, na sexta-feira, o fim da pandemia da covid-19, uma classificação que estava em vigor desde 11 de março de 2020.

Em Portugal, os primeiros casos da doença foram diagnosticados a 2 de março de 2020 e, duas semanas depois, o país entrava no seu primeiro estado de emergência.