Crise Migratória na Europa

Seis migrantes salvas após troca de mensagens com jornalista da BBC

Quatro vietnamitas e duas iraquianas estiveram retidas no interior de um camião frigorífico durante mais de 10 horas. Foram resgatadas com vida e o motorista acabou detido.

Seis migrantes salvas após troca de mensagens com jornalista da BBC
Jeff J Mitchell

Seis mulheres que estavam presas num camião frigorífico, em França, foram resgatadas com vida. Uma troca de mensagens com uma jornalista da BBC foi decisiva para o sucesso da operação.

As migrantes - quatro vietnamitas e duas iraquianas - estiveram retidas no interior do camião durante mais de 10 horas, num espaço muito limitado e rodeadas de dezenas de caixas de bananas.

O sucesso da operação começou a ganhar forma na quarta-feira, quando Khue B. Luu, uma repórter vietnamita da BBC que cobriu, em 2019, a notícia da morte de 39 vietnamitas num camião em Inglaterra, recebeu no telemóvel a mensagem: “Há algumas pessoas que atravessaram a fronteira de França para Inglaterra num camião frigorífico”. Poucos instantes depois, um telefonema que começou com uma pergunta e um pedido desesperado: “Está na Europa? Por favor, ajude, é urgente”.

As seis mulheres esconderam-se no camião frigorífico em França por acreditarem que tinha como destino o Reino Unido ou a Irlanda. Quando perceberam que seguia no sentido oposto, entraram em pânico, dado que a viatura estava trancada, não tinham como sair, o espaço era muito reduzido, a temperatura muito baixa e o oxigénio escasseava.

Depois do contacto inicial, a jornalista conseguiu falar com uma das mulheres presas no interior do camião. Recolhidas as informações possíveis, Khue B. Luu obteve acesso à localização GPS do telemóvel de uma das migrantes.

Após entrar em contacto com jornalistas residentes em França e depois de confirmar a localização do camião frigorífico - Dracé, nos arredores de Lyon -, a repórter partilhou a informação com as autoridades gaulesas, que detiveram o motorista e abriram uma investigação ao caso, por suspeitas de tráfico humano.

“Porque é que depois da tragédia que causou 39 mortes em Essex em 2019, continua a haver jovens mulheres vietnamitas a entrar em camiões para atravessar a fronteira? Não consigo encontrar uma resposta concreta”, desabafa a jornalista.