Após 15 anos a acompanhar a evolução da marca de Cristiano Ronaldo, o diretor executivo do IPAM e especialista em marketing Desportivo Daniel Sá explica, à SIC Notícias, que o CR7 "vai continuar a crescer nos próximos anos", até porque aquilo que o jogador "tem feito dentro e fora dos relevados é verdadeiramente impressionante".
O especialista destaca dois marcos que impulsionaram esta ascensão: a transferência de Ronaldo para o Manchester United aos 18 anos e a sua mudança para o Real Madrid, onde "passou a ser uma celebridade ao lado de políticos, artistas, músicos e atores".
A personalidade de Ronaldo é, sem dúvida, um dos maiores trunfos da sua marca, considera Daniel Sá. A "humildade" do craque, o seu "compromisso" e "profissionalismo" são fatores que se refletem diretamente na força da marca CR7,
Outro fator fundamental para o sucesso de CR7 é a forma como Ronaldo soube tirar partido da globalização e da era digital. Com uma estratégia de marketing altamente profissionalizada, o português utiliza plataformas distintas para alcançar diferentes públicos.
"O Ronaldo hoje em dia é uma celebridade e tem a estratégia de uma qualquer grande empresa", sublinha o diretor executivo do IPAM, reconhecendo que a marca "não vai parar de crescer e deve deixar todos muito orgulhosos pelo que tem feito".
O especialista destacou ainda que Ronaldo é tema em mais de 60 mil artigos científicos, feitos por universidades de todo o mundo, abordando não só a parte desportiva, mas também o marketing e a componente comercial de CR7.