Cristiano Ronaldo revelou, esta terça-feira, que o Campeonato do Mundo de futebol de 2026 será o último em que participará enquanto jogador.
Em declarações, por videoconferência, numa cimeira de turismo que decorre em Riade, na Arábia Saudita, Ronaldo foi taxativo quando questionado se o Mundial 2026 seria o seu último: "Sim, definitivamente. Terei 41 anos e penso que será o momento.”
Cristiano Ronaldo falou também sobre o adeus aos relvados, reafirmando que o fim da carreira está próximo: “Sejamos honestos, quando digo ‘em breve’, isso significa provavelmente mais um ou dois anos”, afirmou.
Antes, em jeito de brincadeira, CR7 disse que a altura de 'pendurar as botas' "acontecerá daqui a 10 anos".
"Isso [daqui a 10 anos] significa 'em breve' para mim. As pessoas pensam que quando falo em reformar-me em breve, quero dizer daqui a seis meses ou um ano. Estou a brincar", disse o cinco vezes vencedor da Bola de Ouro.
O capitão da Seleção Nacional, autor de 143 golos em 225 internacionalizações, vai tentar ajudar a equipa das 'quinas' a garantir a nona presença, sétima seguida, em fases finais de um Campeonato do Mundo.
"Tenho 40 anos e tento aproveitar o momento"
Ronaldo, que representou Portugal em cinco Mundiais, na Alemanha (2006), África do Sul (2010), Brasil (2014), Rússia (2018) e Qatar (2022), reconheceu que, "quando se chega a uma certa idade, começa-se a contar os meses rapidamente".
"No futebol, tento aproveitar os golos. Como sabem, tenho 40 anos e tento aproveitar o momento e seguir em frente. O meu corpo está em boa forma, penso eu. Quanto ao meu desempenho na Seleção, marco golos e ajudo a equipa. Quero ganhar títulos. Esta é a minha vida", declarou.
Na mesma intervenção, Ronaldo revelou também que, quando 'pendurar as botas', quer ser recordado como "um homem inspirador".
"Sei que estarei nos livros como um dos melhores futebolistas de sempre, mas, além disso, quero que as pessoas me reconheçam como um homem inspirador. (...) Ser profissional, sério, resiliente... Para mim são pontos essenciais para alcançares o sucesso na vida", afirmou CR7.
Portugal em busca de carimbar passaporte para o Mundial das Américas
Cristiano Ronaldo integra a convocatória da seleção portuguesa que vai jogar na República da Irlanda, na quinta-feira, na quinta e penúltima jornada do grupo F. Em casa de vitória em Dublin, Portugal garante o primeiro lugar do grupo e o consequente apuramento direto para o Mundial. O empate poderá ser suficiente, mas só no caso de a Hungria não vencer na Arménia, no mesmo dia.
Depois do encontro em Dublin, Portugal fecha o grupo F frente à Arménia, no Estádio do Dragão, no Porto, no domingo às 14:00.
A Seleção Nacional lidera o grupo com 10 pontos, mais cinco do que a Hungria, segunda classificada, seguida da República da Irlanda, com quatro, e da Arménia, com três.
O vencedor do grupo assegura um lugar na fase final do torneio que se vai disputar no próximo ano, nos Estados Unidos, no Canadá e no México, entre 11 de junho e 19 de julho, e que pela primeira vez vai ter 48 seleções. Já o segundo colocado terá de disputar os play-offs.

