"Unidades da 9.ª divisão blindada libertaram na íntegra Nimrod e içaram a bandeira iraquiana nos edifícios", afirmou o comando das operações num comunicado citando um alto responsável militar.
O comando militar iraquiano não menciona especificamente o local arqueológico, que fica a cerca de um quilómetro da aldeia com o mesmo nome.
Nimrod surge no âmbito da vasta ofensiva militar lançada em 17 de outubro por Bagdad para reconquistar Mossul, a segunda maior cidade do Iraque e que é o último bastião do EI no país.
Situada a cerca de 30 quilómetros de Mossul nas margens do rio Tigre, Nimrod é uma joia do império assírio fundado no século XIII a.C..
Na primavera de 2015, vídeos e imagens por satélite testemunharam demolições com picaretas ou explosivos por parte dos 'jihadistas'. Em particular, os 'jihadistas' danificaram o Templo de Nabu, com 2.800 anos e dedicado ao deus mesopotâmico da sabedoria e da escrita.
O Daesh tinha como alvo a cidade antiga de Hatra, construída no século II ou III a.C., que também está localizada na estrada das forças iraquianas para Mossul.
Lusa