Quase 11 milhões de portugueses são chamados hoje às urnas para escolher os deputados para a Assembleia da República. Veja aqui as fotos ao longo do dia eleitoral.
O Presidente da República votou nas eleições legislativas deste domingo, em Celorico de Basto. Marcelo mostrou-se animado com os números da afluência até às 12:00 e apelas para que os portugueses continuem a exercer o seu direito de voto até ao fecho das urnas.
Está um dia bonito, não há razão para não termos um aumento de votantes”, afirmou.
O secretário-geral do PS acompanhou este domingo a mulher à mesa de voto e aproveitou para deixar um apelo aos portugueses. António Costa já tinha votado antecipadamente e em mobilidade, no Porto, no domingo passado.
Acompanhado pelos cães, afirmou sentir-se “sereno, tranquilo e confiante” e garantiu que tem apenas um discurso preparado para a noite eleitoral: o da sua vitória. Relembra que estas eleições “mais do que nunca são mesmo decisivas” e, por isso, apela a que todos os eleitores se desloquem às urnas.
“É um momento de grande festa da democracia e um momento decisivo. Quero que todas as pessoas se sintam seguras para poderem exercer direito de voto. Todas as medidas foram tomadas para que todos possam votar com segurança”, afirmou.
O líder do Chega votou este domingo, em Lisboa, para as eleições legislativas. À saída, disse aos jornalistas estar confiante de que a taxa de abstenção será menor porque os portugueses “perceberam a importância” desta eleição.
“Não falando de política, os partidos, o Presidente da República, todos fizemos a nossa parte de dizer que é seguro vir votar”, afirmou.
O presidente do PSDD votou cerca das 12.00, na Escola do Bom Sucesso no Porto. Afirmou que fez “tudo o que tinha a fazer” e que agora resta aguardar pelos resultados eleitorais e confessou que tem uma garrafa de champanhe preparada, mas que acha que “os outros também”.
“Já fizemos tudo aquilo que tínhamos a fazer, cumprimentos as nossas obrigações, eu e os demais candidatos, e provavelmente estamos todos com a mesma disposição, a aguardar os resultados”, disse.
O secretário-geral do PCP votou este domingo cerca das 11:20 em Santa Iria de Azóia. Jerónimo de Sousa fez um apelo aos portugueses e garantiu que estão reunidas todas as condições para votar em segurança.
“Vir votar tem um significado maior já que realizamos esta votação num quadro de epidemia. O que gostaria de transmitir aos portugueses é que tenham confiança de vir votar, é seguro, estão reunidas todas as condições”, afirmou.
A porta-voz do PAN exerceu o seu direito de voto este domingo cerca das 11:20 na Escola de Telheiras, em Lisboa. Inês de Sousa Real apelou à mobilização dos eleitores para lutar contra o “fantasma da abstenção”.
“É importante que as pessoas se mobilizem para votarem nas suas causas, naquilo em que acreditam. O fantasma da abstenção não pode ser mais uma vez vencedor no ato eleitoral”, apelou.
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) assegurou este sábado que o voto nas eleições legislativas deste domingo “é seguro” e defendeu que todos os eleitores “devem votar, independentemente de estarem em isolamento” devido à covid-19.
O líder do CDS votou este domingo cerca das 10:25 na escola Lindley Cintra, no Lumiar, em Lisboa. Francisco Rodrigues dos Santos afirmou-se confiante e otimista na escolha dos portugueses e apelou ao combate da abstenção.
“Apelo que os portugueses vençam o medo, combatam a abstenção e votem com a razão e o coração”, afirmou.
A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins votou este domingo cerca das 09:35 na Escola Secundária Almeida Garrett, em Vila Nova de Gaia.
“Apelar a todos que venham votar. Estamos a viver um momento difícil e nos momentos difíceis a democracia responde indo votar. Que ninguém fique em casa, que não se esqueça do voto para que depois o Governo não se esqueça dos problemas do país.”
O presidente da Iniciativa Liberal votou, cerca das 09:00, na Escola Marquesa de Alorna, em Lisboa. João Cotrim Figueiredo aproveitou para apelar ao voto, relembrando um “direito cívico importantíssimo” e sublinhando que é possível votar em segurança.
“Venham votar, não deixem que outros decidam por vocês”.
As assembleias de voto para as eleições legislativas abriram às 08:00 de hoje em Portugal Continental e na Madeira, encerrando às 19:00. Nos Açores, as mesas de voto abrem e encerram uma hora depois em relação à hora de Lisboa, devido à diferença horária.
Podem votar para as eleições antecipadas de hoje 10.820.337 eleitores, mais 9.808 do que nas anteriores legislativas, em 2019.
Mais de 1,2 milhões de eleitores estão em isolamento devido à covid-19. Poderão votar hoje durante a hora anterior ao fecho das urnas, entre as 18h00 e as 19h00.